Translate

terça-feira, 12 de junho de 2012

Biografia de Leonel Miranda

Sporting

      Leonel Miranda


Nasceu a 15 de agosto de 1944 em Carregueira-Torres Vedras, começou em 1962 tendo ganho logo a primeira prova em que participou, embora amadora, mas  mostrou logo as suas potencialidades, posteriormente ingressou no Lousa onde venceu várias provas .
Mostrou  ser um ciclista bem completo e com futuro , tendo o Sporting o contratado para fazer parte do seu plantel.
Em 1964 ingressou no Sporting até 1975, durante esses anos representou em simultânio com o Sporting alguma equipas estrangeiras em competições internacionais , tais como em 1969 TIGRA-Suiça e FRIMATIC De GRIBALDY-França, 1970 FRIMATIC De GRIBALDY-França, 1971 HOOVER De GRIBALDY-França, 1972 VAN CAUTIER-Bélgica e MOBEL MARKI-Suiça










            PALMARÉS:


1964- Venceu várias provas amadoras
1965- Campeão Nacional Equipas Perseguição
1966- na volta a São Paulo-Brasil,    Campeão Nacional de Rampa,   nas 7ª,11ª,13ª etapas da Volta a Portugal
1967- Grande Prémio F.C.Porto,   na Volta a Portugal,   Prémio da Montanha,   nas 3ª, 4ª etapas da Volta a Portugal 
1968-  Grande Prémio A.C.Sul,  na Volta a Portugal,   Prémio por Pontos,   nas 6ª, 7ª,8ª,9ª etapas da Volta a Portugal,   Circuito Cartaxo,   Grande Prémio F.C.Porto,  Campeão Nacional de Rampa (fazendo 2°o grande Joaquim Agostinho),   na Volta a São Paulo-Brasil,   Lisboa-Porto,   nas 1ª, 4ª,5ª etapas do GP. Robbialac
1969Campeão Nacional Clubes contra relógio,   G.P. Famel,   por pontos na Volta a Portugal,   nas 6ª 10ª, 11ª,13ª, 17ª etapas da Volta a Portugal ,   na 2ª etapa GP.Riopele
1970Campeão Nacional Equipas,   Volta a Portugal,   por Pontos e Metas Volantes,   nas 8ª, 9ª, 16ª etapas da Volta a Portugal,   na 2ª etapa GP.Riopele 
1971Campeão Nacional Pista Velocidade,   na 3ª etapa GP.Riopele,   Campo Grande-Lisboa
1972 Circuito Maveira ,   Volta a Portugal,   nas 6ª, 9ª etapas da Volta a Portugal
1973- 13° Volta a Portugal.
1974- Porto-Lisboa,   Circuito Rio Maior


Leonel Miranda, Américo Silva , Fernando Mendes
Leonel Miranda, Américo Silva 









Leonel Miranda além deste brilhante palmarés, ainda participou em várias competições internacionais, tais como, 5 Campeonatos do Mundo, foi 27º numa Volta a Espanha, 14º Volta a Palma de Maiorca e 17° Volta a Suiça.
Em 1967Ganhou o Prémio STROMP, como Atleta Profissional


Como treinador ganhou 3 Voltas  Portugal, 1980. 1987, 1989
Foi Selecionador Nacional em 1997 e 1998.


Sem duvida um SENHOR do Ciclismo Nacional.



Todos estes dados são de alguns conhecimento próprio, de pesquisas , e retirados de antigos jornais e revistas.
Poderá ter algum erro, agradeço que quem por conhecimento detectar poderá fazer comentário na própria página para poder corrigir.
Criei este Blog para podermos homenagear e relembrar antigos ciclistas, assim como dos atuais.
Aos poucos vou começar pelas épocas mais antigas , assim como fazendo a biografia de todos os que conseguir , sem ordem de preferencia ou valor.
Quem quiser colaborar ou homenagear algum familiar ciclista poderá enviar dados e fotos para amigosdociclismo2011@gmail.com
Vamos divulgar e enriquecer este espaço de todos os que gostam de CICLISMO.


Faça o seu comentário sobre este artigo.

Muito obrigado a todos.






4 comentários:

  1. Sou suspeito porque sou seu primo, mas lembro-me bem de ouvir a rádio e ele vencia quase sempre o final de etapas. O seu ponto fraco - Os contra-relógio, sozinho creio que se 'enervava' e perdia o ritmo, não era questão de abrigo, porque nas provas de perseguição em pista, afastados meia volta ganhava sempre. Não ganhou duas voltas a Portugal uma 'a primeira em que foi 5º' por erro do seu treinador e amigo Manuel Graça, que o mandou abrandar quando numa fuga já tinha tempo mais que suficiente para ganhar a volta. E outra a primeira de Agostinho em que Leonel fugia quando, queria teve vestidas a camisola verde, branca, azul e amarela, venceu muitas da etapas, e perdeu a amarela no final no contra-relógio. Dois factos o fizeram perder para Américo Silva a volta, os regulamentos nesse ano que favoreceram Américo em detrimento do Leonel e um facto que me escuso a comentar, mas que é do conhecimento de todos os envolvidos nessa volta.

    ResponderEliminar
  2. o G P do F C Porto de 1967 não era o 1º mas o 3º Grande Prémio do F C P (os dois primeiros foram ganhos em 1963 por Mário Sá e em 1964 por Mário Silva. Até que Leonel Miranda ganhou o 3º e repetiu no 4º, em 1967 e 1968, respetivamente. Depois houve ainda mais edições, como conto de brevemente historiar no meu blogue "Memória Portista".
    Armando Pinto

    ResponderEliminar
  3. Em relação ao comentário anterior, já percebi que ao colocar 1º se refere a 1º da classificação. Ok. De qualquer modo, as indicações que refiro podem servir para completar os palmarés.
    Cumprimentos
    AP

    ResponderEliminar
  4. Em relação ao comentário anterior, já percebi que ao colocar 1º se refere a 1º da classificação. Ok. De qualquer modo, as indicações que refiro podem servir para completar os palmarés.
    Cumprimentos
    AP

    ResponderEliminar